Sem explicações, YouTube suspende canal oficial do TCU

Atualizado em 1 de fevereiro de 2022 às 19:22
Foto dde placa do TCU. Branca com o letreiro preto Tribunal de Contas da União
Canal no YouTube já foi restabelecido. Foto: Reprodução

O ministro Bruno Dantas, vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), disse nesta terça-feira (01) que o YouTube suspendeu a conta do órgão na plataforma, que está sendo utilizada para julgamentos virtuais. O episódio fez com que as sessões do TCU agendadas para o dia de hoje foram canceladas, embora o problema tenha sido resolvido no início desta noite.

Dantas disse que o episódio é “grave, súbito e ainda sem explicação”.  “Dado o ineditismo do ocorrido, os jurisdicionados e advogados que acompanhariam os julgamentos não dispunham de outra plataforma. Isso ocasionou o cancelamento das sessões de hoje das duas Câmaras do @TCUoficial, com prejuízo para a sociedade. Providências estão sendo estudadas”, escreveu o vice-presidente no Twitter.

O ministro disse ainda que “por imperativo constitucional, os julgamentos devem ser públicos e, na modalidade virtual, deve haver transmissão em tempo real.”

Leia mais:

1 – Bolsonarista vira corregedor na Receita e preocupa funcionários

2 – Guedes diz que reeleição de Bolsonaro será para privatizações e que “oposição está dentro do governo”

3 – Grupo de Doria se revolta com Moro: “Traidor”

YouTube já resolveu problema envolvendo canal do TCU

Diante do problema, o tribunal ativou um canal alternativo para transmitir as sessões. A sessão do plenário seria exibida através dessa ferramenta.

No entanto, ainda nesta terça, o canal oficial do TCU já estava no ar, disponibilizando acesso a vídeos e sessões anteriores. O YouTube ainda não esclareceu quais os motivos foram responsáveis pela suspensão do canal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.