O presidente Jair Bolsonaro demonstrou, nesta quarta-feira (02), sua covardia sobre a possibilidade de banimento do Telegram e decidiu fazer ameaças ao TSE. Aliados e o próprio mandatário estão com medo de perder o aplicativo conhecido como a “casa” dos negacionistas.
Recentemente, o TSE passou a discutir a possibilidade de banir o app. No Brasil, ele vem sendo usado pela extrema-direita para formação de grupos de transmissão de notícias falsas, debates, discussões e circulação de informações relacionais ao governo.
A decisão de retirada do aplicativo do país se dá pelo fato da empresa não ter uma filial no Brasil, isso impossibilita o contato entre as autoridades brasileiras e os representantes do Telegram. Essas condições facilitam a circulação indiscriminada de fake news.
Leia também:
1- Anielle Franco comenta quinta mudança de delegado no caso Marielle: “Um passo atrás”
2- Reprovação de governo continua crescendo, diz pesquisa; veja números
3- Presidente imitou presidentes da Ditadura ao faltar em cerimônia no STF
Bolsonaro mandou indiretas para o TSE e Lula
Bolsonaro fez um discurso na abertura dos trabalhos de 2022 do Legislativo com indiretas ao ex-presidente Lula o TSE. O chefe do Executivo disse que não irá regular a mídia e a imprensa nem revogará a reforma trabalhista, como o petista sinalizou que poderia fazer em declarações recentes.
“Não deixemos que qualquer um de nós, quem que esteja no Planalto Central, ouse regular a mídia, não interessa por qual intenção e objeto. A nossa liberdade, a liberdade de imprensa garantida em nossa Constituição não pode ser violada ou arranhada por quem quer que seja nesse país”, disse o presidente.
Bolsonaro também criticou a possibilidade de regulação da internet e disse que “a nossa liberdade está acima de tudo”. “Os senhores nunca me verão vir aqui neste parlamento pedir pela regulação da mídia e da internet. Eu espero que isso não seja regulamentado por qualquer outro Poder, a nossa liberdade acima de tudo”, afirmou.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link