Portugal é o assunto. AO VIVO. Rudá Ricci analisa as últimas notícias. Entrevista com o investigador e membro do mesa Nacional do Bloco de Esquerda em Portugal, Bruno Góis. Moderação: Décio Nogueira.
LEIA MAIS:
1 – O colapso da esquerda à esquerda em Portugal. Por Boaventura de Sousa Santos
2 – Barroso elogia eleição em Portugal: ‘Ninguém questionou resultado’
3 – Lula parabeniza Primeiro-ministro de Portugal por vitória nas eleições legislativas
Brasil pode aprender com Portugal
O PS (Partido Socialista), de centro, vence as eleições portuguesas e poderá ter a maioria no parlamento. No entanto, o Chega, partido da extrema-direita, está em terceiro lugar. Verdes e o Partido Comunista amargam resultado.
A disputa principal estava entre o PSD, Partido Social Democrata, representado por Rui Rio, e o Partido Socialista, comandado por António Costa. Às 20:25 no horário de Brasília cerca de 98% das urnas já haviam sido apuradas.
O Partido Socialista tinha 41,66% dos votos, o que rendia 107 cadeiras no parlamento, segundo as pesquisas, o número pode subir para 115. O PSD, liderado por Rui Rio, atingiu apenas 28,03%.
Apesar da vitória dos socialistas, o partido chega, da extrema direita, atingiu cerca de 7% dos votos, sendo a terceira força, com 11 cadeiras no parlamento.
O primeiro-ministro reeleito, António Costa disse que irá procurar dialogar com todas as forças que compõem o parlamento. “Promoverei reuniões com todas as forças políticas, com a exceção daquela que disse”, se referindo ao Chega.