Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou pela primeira vez a presença digital do presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o levantamento da .MAP, agência de inteligência em dados, que analisa diariamente uma amostra de 1,4 milhão de posts no Twitter e perfis abertos no Facebook. Essa informação é da Coluna Painel da Folha de S.Paulo
Ex-presidente alcançou 15% de participação em redes sociais de janeiro para cá, enquanto Bolsonaro ficou com 11%. Ex-juiz Sergio Moro (Podemos) despencou de 11% para 2%, João Doria (PSDB) recuou de 2% para menos de 1%, e Ciro Gomes (PDT) ficou com 0,53%.
Num outro índice, o IPD (Índice de Popularidade Digital), medido pela consultoria Quaest, o ex-presidente terminou o ano de 2021 à frente de Bolsonaro.
LEIA MAIS:
1; Braga Netto e Heleno entram em guerra por vaga ao lado de Bolsonaro
2; VÍDEO: Eduardo Bolsonaro diz que “vai dar um golpe que vai acabar com o Lula”
3; Pazuello disputará eleições em partido de Bolsonaro
E o Bolsonaro?
Presidente variou nos primeiros dias de 2022, perdendo pontos nas redes com as folgas em Santa Catarina, mas recuperando posições a partir da internação hospitalar em São Paulo.
Na maior parte do ano, Bolsonaro foi quem liderou o IPD. O ex-presidente, que está em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais de intenção de voto para a Presidência da República, ultrapassou a popularidade digital de Bolsonaro em curtos períodos e, desde seu giro pela Europa em novembro, assumiu a dianteira.