Um grupo de artistas, empresários e advogados se reunirá em São Paulo amanhã (15) para lançar um manifesto em apoio a Lula no 1º turno das eleições.
“Mais do que eleger um presidente, em 2022 o Brasil fará plebiscito entre continuar o desastre ou retomar a estabilidade democrática-institucional, o fim do negacionismo, a volta da empatia social e a retomada de um desenvolvimento sustentável”, diz o manifesto.
“Não há razão que justifique adiar para o segundo turno, correr o risco das incertezas decorrentes de disputas secundárias, e principalmente os riscos de atos fora da Constituição.”
Leia mais:
1- Manifesto de apoio pode reaproximar Lula de Marina Silva e Kassab
2- PT define plano para conquistar votos no exterior para Lula
3- Lula mostra força em Goiás e lidera pesquisa; Veja números
Críticos do PT assinam manifesto
Entre os assinantes há nomes que fizeram críticas ao PT nos últimos anos e também que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, como o ex-senador Cristovam Buarque. Apoiadores de longa data também assinam o documento, como o cantor Chico Buarque e o advogado Marco Aurélio de Carvalho.
O manifesto de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, conta com o ex-ministro do governo FHC Milton Seligman, o advogado e ex-deputado federal Maurício Rands, que deixou o PT em 2012 após rompimento com fortes críticas, a empresária Rosangela Lyra, que militou no movimento Vem Pra Rua e coletou assinaturas para uma iniciativa patrocinada pelo Ministério Público com medidas anticorrupção, o advogado Evandro Pertence, o professor da USP José Eli da Veiga, entre outros.
Segundo o Datafolha, Lula tem 48% dos votos, ou quase a metade do eleitorado que precisaria para vencer a eleição já no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo com 22%.
Veja a seguir o manifesto
Mais do que eleger um presidente, em 2022 o Brasil fará plebiscito entre continuar o desastre ou retomar a estabilidade democrática-institucional, o fim do negacionismo, a volta da empatia social e a retomada de um desenvolvimento sustentável. Não há razão que justifique adiar para o segundo turno, correr o risco das incertezas decorrentes de disputas secundárias, e principalmente os riscos de atos fora da Constituição. Por isso, apelamos a todos os democratas, os candidatos e seus eleitores, para que nos unamos no primeiro turno a Luiz Inácio Lula da Silva.
Muitos de nós fomos e ainda somos críticos, discordamos de fatos ocorridos e posições tomadas por ele no passado, mas estamos olhando para o futuro, e não há dúvida que a história está fazendo Lula representar a alternativa que o Brasil deve abraçar neste plebiscito de 2022. Ao mesmo tempo, os acertos de seus dois governos e a disposição em construir uma frente ampla programática nos passam a confiança de que ele está preparado para a tarefa de pacificar, governar e reconstruir o Brasil.
É Lula no primeiro turno para tirar o Brasil do descalabro que nos encontramos e os brasileiros do abismo profundo que fomos jogados.
Movimento Pelo Brasil
Bolsonaro vai passar vergonha no encontro com Putin?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 14, 2022