Intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuam 9 pontos percentuais e somam 34% entre o eleitorado de São Paulo.
São os dados são da nova pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta (18) e mostram que, no estado, a vantagem do ex-presidente para Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar com 26%, cai de 18 para 8 pontos percentuais.
Resultados do levantamento desta sexta mostram diferenças significativas quando comparados com a pesquisa Ipespe de amostragem nacional, em que Lula chega a 43%.
Apesar do recuo significativo nos cenários de primeiro turno, Lula ainda tem a preferência do eleitorado paulista em um eventual segundo turno. Segundo a pesquisa do Ipespe desta sexta, o ex-presidente venceria qualquer candidato nesta disputa.
- Lula – 46% X Bolsonaro – 34%
- Lula – 46% X Moro – 33%
- Lula – 47% X Doria – 26%
Além dos cenários com o petista, o Ipespe mediu um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Doria. Novamente, o ex-capitão perderia para o tucano, mas, desta vez, em uma margem mais apertada. Bolsonaro soma 35% e Doria 37%.
LEIA MAIS:
1 – Doria não se destaca nem em SP, diz pesquisa; Veja números
2 – Haddad lidera todos os cenários em nova pesquisa; Veja números
3 – Evangélicos ainda toleram Bolsonaro, católicos o rejeitam, diz pesquisa
Como estão os demais candidatos no primeiro turno?
Sergio Moro (Podemos) cresce entre os paulistas, e soma 11% das intenções de voto. Já o pedetista Ciro Gomes, que na pesquisa geral aparecia empatado em terceiro lugar com o ex-juiz, oscila em um ponto percentual e tem 7%. O atual governador do estado, João Doria (PSDB), sobe de 3% para 5% no seu reduto eleitoral.
Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) seguem no mesmo patamar das pesquisas anteriores com amostras nacionais, com apenas 1% das menções. Felipe D’avila (Novo), que não marcava nenhum ponto no levantamento geral do Ipespe, chega a 1% em São Paulo.
Resultados acima são da pesquisa estimulada. No levantamento que mede as intenções de forma espontânea, sem apresentar as opções de nomes, Lula marca 30% e Bolsonaro 24%. Moro, novamente, fica em terceiro lugar com 9% e é seguido por Ciro Gomes com 6% e Doria com 4%.
O que Carluxo foi fazer na Rússia?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 16, 2022