O comerciante Lucas Henrique Vicente, de 27 anos, foi morto pela polícia militar de São Paulo, a céu aberto, no domingo (20), na Brasilândia, Zona Norte da capital paulista. Após uma abordagem policial desrespeitosa, ele entrou em luta corporal com um dos policiais, quando tiros foram disparados contra a vítima, que era negro, na frente da sua família. Ele estava com esposa, os dois filhos, uma afilhada. Eles estavam de carro, indo a um churrasco.
Tudo começou quando a família foi parada pela polícia e os agentes solicitaram os documentos do veículo. Testemunhas contam que os policiais tiraram Lucas do carro de forma agressiva e que ele estava desarmado. A ação foi filmada por pessoas que estavam próximas e as imagens mostram os policiais chutando Lucas. Diversas pessoas na rua pediam para os agentes pararem. Assista ao vídeo no final da página.
Leia mais:
1. Fim da novela: PSB oficializa apoio a Lula após acordo em Pernambuco
2. ‘Não há dúvida’ de que Bolsonaro vazou dados sigilosos, diz Fachin
3. VÍDEO – “Dei quatro tiros no vagabundo”: deputado bolsonarista conta como matou homem
“Ele (Lucas) só olhou para o lado assim, e o policial perguntou o que ele estava olhando. Ele disse que não estava olhando para lugar nenhum e aí já começou a discussão e a briga”, relatou a esposa de Lucas em entrevista à TV Globo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais envolvidos na abordagem que assassinou o homem de 27 anos foram afastados e o caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Ouvidor da polícia afirma que há indícios de execução
O ouvidor das policias do estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, afirmou que a abordagem da PM já começou de forma violenta. Como o jovem foi imobilizado até ser morto a tiros, o Elizeu considera, “salvo melhor juízo”, os indícios de que houve uma execução. Assista ao vídeo abaixo. As imagens são fortes.
Abordagem “padrão” da @PMESP termina em execução na região da Brasilândia, em São Paulo. O jovem Lucas Casemiro, de 27 anos, se irritou com a abordagem truculenta dos policiais, entrou em luta corporal e acabou executado numa ação envolvendo ao menos 3 PMs, que fizeram 3 disparos pic.twitter.com/t0za7kq2Bt
— Ariel Castro Alves (@DeCastroAlves) February 22, 2022
Quem é o melhor nome para SP?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 18, 2022