O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse estar convencido de que Putin quer derrubar presidente da Ucrânia na madrugada da próxima sexta (25). Nesta quinta (24), a Rússia invadiu o país ucraniano e ameaça novo conflito mundial.
De acordo com a jornalista Kaitlan Collins, correspondente da CNN na Casa Branca, o “Secretário Blinken disse à ABC essa noite que está ‘convencido’ que o presidente Putin vai tentar derrubar o governo ucraniano”.
O secretário falou na quarta (23) sobre as medidas do governo dos Estados Unidos contra Moscou. Ele afirmou que “Atingimos a Rússia fortemente com sanções, assim como nossos aliados e parceiros”.
Secretary Blinken tells ABC tonight that he's "convinced" President Putin is going to try to overthrow the Ukrainian government.
— Kaitlan Collins (@kaitlancollins) February 25, 2022
Leia mais:
1 – Embaixada dos EUA pressiona Bolsonaro a se posicionar sobre guerra na Ucrânia
2 – Chomsky: Abordagem dos EUA à Ucrânia e Rússia “deixou de ser racional”
3 – Conflito na Ucrânia pode encarecer pão francês no Brasil
Interesses geopolíticos dos EUA interessam guerra na Ucrânia
Com uma nova guerra em ascensão na região, os interesses dos Estados Unidos confluem diretamente com a nova ordem geopolítica. Com a Rússia se apresentando como uma nova potência mundial e ameaçando firmar um poder mais forte no continente europeu e na Ásia, em aliança com a China.
EUA tentam desestabilizar a Rússia a partir do conflito global, instaurando sanções e agindo para que o país perca sua hegemonia. Por outro lado, forças de defesa ocidentais lutam pela soberania da Ucrânia enquanto nação.
Como termina o conflito
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 24, 2022