Embaixada da China na Rússia qualificou os Estados Unidos de “ameaça real ao mundo”, noticia o site Sputniknews. Postura chinesa está alinhada, na internet, com os russos.
Neste sábado (26), os diplomatas chineses retuitaram uma imagem compartilhada anteriormente por Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
Ele enumera os países que foram bombardeados por Washington desde a Segunda Guerra Mundial. “Nunca se esqueçam quem é a verdadeira ameaça ao mundo”, lê-se na imagem.
LEIA MAIS:
1 – Rússia é banida do sistema financeiro Swift
2 – Rússia x Ucrânia: Abramovich entrega o comando do Chelsea
3 – VÍDEO: Zelensky acusa a Rússia de “genocídio” e de atacar “jardim de infância”
Críticas da China
“Em 25 de fevereiro a missão diplomática chinesa na Rússia escreveu em sua conta no Twitter que “dos 248 conflitos armados ocorridos entre 1945 e 2001 em 153 regiões do mundo, 201 foram iniciados pelos EUA, o que representa 81% do número total”.
Além disso, a embaixada da China ressaltou que Washington é “culpado das atuais tensões em torno da Ucrânia”, acrescentando que “se alguém continua jogando óleo na chama enquanto acusa outros de não fazerem o seu melhor para apagar o fogo, esse tipo de comportamento é claramente irresponsável e imoral“.
Anteriormente Pequim pediu que as exigências de segurança da Rússia fossem levadas em consideração nas condições de expansão da OTAN, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
Never forget who's the real threat to the world. pic.twitter.com/Giq80iLPMI
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) February 23, 2022
Among the 248 armed conflicts that occurred in 153 regions across the world from 1945 to 2001, 201 were initiated by the #US, accounting for 81% of the total number. pic.twitter.com/Kjn81VIVXP
— Chinese Embassy in Russia 中国驻俄罗斯大使馆 (@ChineseEmbinRus) February 25, 2022
Quem desiste primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 25, 2022