Ucrânia concordou em realizar as negociações na região belarussa de Gomel, a delegação russa vai para lá, confirmou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, segundo o Sputniknews.
Segundo o líder da delegação russa em Gomel, Vladimir Medinsky, “cada hora para nós é uma vida salva”. Ele confirmou também que a Rússia está pronta para negociar com o lado ucraniano a fim de atingir a paz em qualquer momento.
Mais um representante do lado russo, Leonid Slutsky, disse que a delegação está disposta a manter sua posição “bem intransigente” nas conversações com a Ucrânia.
Ele não duvida que já em algumas horas os negociadores da Rússia se reunirão com a delegação ucraniana.
LEIA MAIS:
1; VÍDEO: Supremacistas brancos gritam “Putin” em evento nos EUA
2; Ucrânia recusa negociações com Rússia e Putin avança tropas, diz Kremlin
3; Presidente da China avisa Putin que apoia negociações entre Rússia e Ucrânia
Presidente da Ucrânia não queria negociar em Bielorússia
Mais cedo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que seu país está pronto para negociações com a Rússia, mas rejeitou a oferta de realizar as conversações em Bielorússia, chamando o país de “palco de invasão”.
As declarações de Zelensky vieram logo depois que o Kremlin afirmou que seus líderes chegaram a Bielorússia para negociar a paz.
A delegação russa inclui funcionários dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e do gabinete do presidente Vladimir Putin, informou a agência de notícias Interfax. O rumo das conversas mudou, pelo visto.
Quem desiste primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 25, 2022