Nesta quinta-feira (3), agência de notícias e emissora de rádio Sputnik cessa transmissão nos sites, rádios e redes sociais internacionais na Espanha, França, Alemanha e Grécia após proibição da União Europeia (UE).
Em seu discurso final, as equipes editoriais da Sputnik enfatizaram que a mudança foi motivada pelas ações das autoridades europeias, que trabalham há anos para expurgar um ponto de vista diferente do seu.
Leia mais:
1. Lavrov diz que “políticos ocidentais pensam em guerra nuclear, não os russos”
2. Anonymous diz ter interceptado plano russo para assassinar Zelensky
3. Queiroga estuda rebaixar Covid-19 a endemia, anuncia Bolsonaro
As filiais da Sputnik na Espanha, França, Alemanha e Grécia também agradeceram a todos os jornalistas e especialistas que trabalharam com eles ao longo dos anos.
“Sempre fomos honestos com nosso público ao contar e mostrar o que nossos colegas não escreviam. Obrigado, nosso público, que a liberdade de expressão para vocês não seja uma frase vazia, mas um dos princípios da vida”, diz o comunicado.
No início do mês, a UE proibiu a transmissão e distribuição de conteúdo da Sputnik, exigindo a anulação de todas as licenças e acordos de distribuição da agência de comunicação. No início de março, os aplicativos da Sputnik ficaram indisponíveis na AppStore fora da Rússia.
Publicado originalmente em Sputnik Brasil