Guerra da Ucrânia: Maior usina nuclear da Europa pega fogo após ataque; veja vídeo

Atualizado em 3 de março de 2022 às 22:35
Guerra da Ucrânia: Maior usina nuclear da Europa pega fogo. Foto de um clarão branco no momento em que acontecia a explosão.
Explosão aconteceu após confronto entre tropas russas e ucranianas. Foto: ABC News

A maior usina nuclear da Europa pegou fogo após forças ucranianas e russas trocarem tiros e ataques pelo controle de Zaporizhzhya, na Ucrânia, nesta quinta-feira (3). Como consequência, um dos prédios da usina foi atingido e deu início a um incêndio.

Horas antes, o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Herashchenko, havia informado que tiros e explosões estavam sendo ouvidos nos arredores da usina. Na semana passada, a Rússia tomou Chernobyl, cidade onde ocorreu o maior desastre nuclear da história, que fica a 100 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores ucraniano disse no Twitter que o “Exército russo está atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhya, a maior usina nuclear da Europa. Se explodir, será 10 vezes mais que Chernobyl!”.

Por outro lado, Mark Nelson deu outra versão. “Para que todos saibam: a afirmação de que ‘se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl’ é um disparate absoluto. Esta é uma situação ruim porque é um ataque a uma usina nuclear com pessoas nela, não porque pode ‘explodir’ e ser ‘maior que Chernobyl'”, explicou.

 

Leia mais:

1 – O povo ucraniano é vítima da invasão e instrumento do imperialismo. Por Reginaldo Nasser

 

2 – Bolsonaro usa guerra da Ucrânia para fugir de aliados

 

3 – Guerra da Ucrânia: Chanceler brasileiro passa pano para Bolsonaro

Prefeito de Energodar, na Ucrânia, falou sobre o ocorrido

O prefeito da cidade Energodar, na Ucrânia, disse que “uma coluna de tropas russas” estava indo em direção à usina. “Tiros altos podem ser ouvidos na cidade”. Ele disse ainda que “Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, explicou.

O prefeito declarou ainda que “o exército russo invadiu Energodar e disparou contra os civis. Os moradores defendem a cidade sem medo. Eles tomaram as ruas em massa para parar equipamentos russos e proteger a usina nuclear nas proximidades”.

Veja o momento da explosão:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link