Um ato de racismo em pedido feito por meio de um aplicativo de entregas causou indignação em Goiânia, na última quinta-feira (3). Tudo aconteceu quando um cliente fez a seguinte observação ao finalizar a solicitação: “Por favor, mandem um entregador branco, não gosto de pretos nem pardos. Venham rápido”. O caso será investigado pelo Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerâncias (Geacri) da Polícia Civil.
A dona do estabelecimento diz ter ficado desnorteada ao ler a mensagem. Segundo ela, a indignação foi tanta que pediu desculpas para o entregador por ter que ir levar o pedido. A mensagem apareceu no recibo da compra. O nome da pessoa que consta no perfil que escreveu a solicitação não foi divulgado.
No momento da entrega do pedido, duas mulheres alegaram que a mensagem não havia sido escrita por elas. Uma das mulheres, inclusive, teria dito que poderia ser o marido, mas depois negou.
Leia mais:
1- Filho de Mussum denuncia racismo: “Fui escoltado feito bandido”
2- Jade Picon é acusada de racismo no BBB
3- Racismo na Globo: Diretor obrigou negros a gravarem no pico da pandemia
Conheça posicionamento do Ifood sobre episódio de racismo
O Ifood, plataforma realizada para fazer o pedido, disse que repudia “qualquer ato de discriminação”. Além disso, a plataforma iniciou um processo interno de investigação para que as devidas providências sejam tomadas, incluindo o descadastramento do perfil da cliente.
Não é a primeira vez que esse tipo de mensagem racista em relação aos entregadores de plataformas de delivery acontece em Goiânia.
Em janeiro, um usuário adolescente avaliou negativamente uma entrega porque o entregador era negro. Na ocasião, o fato fez com que os entregadores da cidade se manifestassem na porta do prédio do garoto de apenas 14 anos. Por fim, a investigação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) inocentou o suspeito porque, entre outros, o pedido havia sido feito por um amigo do adolescente.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link