A Rússia disse nesta quarta-feira (9) que as negociações com Kiev para resolver o conflito na Ucrânia estão avançando. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, ressaltou que as tropas de Moscou não estão trabalhando para derrubar o governo ucraniano.
“Algum progresso foi feito”, disse Zaharova durante uma coletiva de imprensa. Ela comemorou a terceira rodada de negociações com Kiev.
Autoridades ucranianas e russas estão se reunindo na fronteira entre Bielorrússia e Polônia para conversar sobre o fim dos combates.
LEIA MAIS:
1. Lavrov diz que não está nos planos tomar o governo da Ucrânia
2. Guerra na Ucrânia: Pepsi suspende venda de refrigerantes na Rússia
3. Mourão diz que é ‘desproposital’ militares não aceitarem Lula
Rússia e Ucrânia farão outra rodada de negociações
Zakharova disse que será realizada outra rodada de negociações, focada em corredores humanitários para evacuar civis. Ela também disse que Moscou não pretende ocupar a Ucrânia ou derrubar seu governo.
“O objetivo do exército não é ocupar a Ucrânia, ou a destruição de seu estado, ou a derrubada do governo. Não é dirigido contra a população civil”, disse Zakharova.
Desde que as tropas russas entraram no território ucraniano em 24 de fevereiro, elas avançaram para o país e bombardearam as principais cidades do país, forçando milhares a fugir.
Moscou diz que não tem como alvo áreas civis, apesar das amplas evidências em contrário. Zakharova durante a coletiva acusou as autoridades de Kiev de bloquear os esforços para evacuar civis. “Informações sobre corredores humanitários não são deliberadamente comunicadas à população”, reclamou ela. “As pessoas que desejam partir para a Rússia são forçadas a evacuar na direção ocidental”, acrescentou.
A Rússia e a Ucrânia concordaram hoje com um cessar-fogo de um dia em torno de uma série de corredores de evacuação para permitir que os civis escapem dos combates.