Deputado do PDT quer que governo cobre impostos da Netflix e empresas de streaming

O percentual seria de suas receitas de vídeo ao ano. Para o parlamentar, os serviços de streaming devem repassar impostos à Condecine

Atualizado em 11 de março de 2022 às 10:51
Netflix
Netflix. Foto: Wikimedia Commons

O deputado David Miranda (PDT) quer que o governo federal comece a cobrar impostos de serviços de streaming que operam no Brasil, como Netflix e Amazon Prime. O projeto de lei, protocolado nesta quinta (10), pede que as plataformas paguem um tributo de 20%.

O percentual seria de suas receitas de vídeo ao ano. Para o parlamentar, os serviços de streaming devem repassar à Condecine, órgão responsável pelo desenvolvimento da indústria cinematográfica, os mesmos impostos que as empresas de televisão e produção audiovisual pagam.

Essa informação é da coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.

LEIA MAIS:

1 – David Miranda anuncia em carta aberta saída do PSOL e filiação ao PDT
2 – David Miranda denuncia Record após reportagem sobre ‘ideologia de gênero’
3 – David Miranda apresenta representação contra Sikêra Jr por homofobia na TV

Netflix é cobrado fora do Brasil

Há exemplos de fora sim. Essa cobrança de tributos de plataformas de streaming já acontece em países como França e Espanha.

No projeto apresentado à Câmara, Miranda argumenta que as plataformas de streaming faturam mais de R$ 14 bilhões por ano, e que não há por que manter a isenção tributária.

Parlamentar diz também que as empresas interferem na indústria do audiovisual brasileiro, logo, devem contribuir para o desenvolvimento do setor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link