Saqueadores são amarrados a postes com batatas na boca para não conseguirem falar enquanto soldados russos e ucranianos lutavam durante o fim de semana pelo controle de Irpin, cidade dormitório perto de Kiev. Dois homens saqueavam um pequeno mercado e duas idosas faziam o mesmo. Eles carregavam tudo que podiam em carrinhos de compra.
Os homens sorriam e caminhavam com dificuldade pela rua repleta de escombros. Eles aparentavam estar bêbados e um deles tinha o olho inchado, como se tivesse sido agredido. Segundo o correspondente brasileiro, Yan Boechat, ofereceram-lhe um xampu e uma caixa de chocolates, “como se houvesse fartura de tudo nessa cidade agora só cheia de morte”.
Saqueadores têm sido tratados com extrema violência pelo Exército ucraniano e pelas milícias civis, segundo o jornalista.
Leia mais:
1- Militares ucranianos usam munições com fósforo e bombas de fragmentação, diz Rússia na ONU
3- Manifestantes são presos na Rússia com cartazes em branco contra a guerra
Saqueadores são humilhados e amarrados a postes
No sábado (12), três homens foram capturados após serem acusados de roubarem casas dos civis que fugiram de Irpin. Eles foram levados para a entrada da cidade, despidos da cintura para baixo e amarrados com sacos e filme plástico a postes de metal.
Os soldados ucranianos ainda colocaram batatas em suas bocas para impedir que falassem. Ao ver jornalistas se aproximando, um dos presos cuspiu a batata e disse, em inglês: “Eu não sei por que estou aqui, eu não sei, eu estava apenas dirigindo”. Logo em seguida, um soldado ucraniano o mandou para de falar e deu-lhe um tapa na cara, colocando outra batata em sua boca. De acordo com Yan Boechat, o homem sangrava pelo nariz e parecia ter um pedaço de dente preso ao lábio.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link