Nesta sexta-feira (18), o Deputado Federal, Glauber Braga (PSOL), comentou em sua conta no Twitter sobre o grupo de trabalho criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para estudar a implementação do semipresidencialismo no Brasil.
“Lira criou grupo pra discutir semipresidencialismo. Tem até conselho consultivo com Michel Temer. Na proposta existiria cargo de primeiro-ministro a ser aprovado pelo Congresso. Dizem que é só para 2030. Não dá para confiar. Com essa turma tem sempre cheiro de golpe no ar” – Glauber barga
O grupo terá prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos, podendo o prazo ser prorrogado por igual período. Lira criou um Conselho Consultivo, presidido por Nelson Jobim e com a participação da ex-ministra do STF Ellen Gracie e do ex-presidente Michel Temer (MDB), que vai assessorar os deputados do grupo.
ATENÇÃO! Lira criou grupo pra discutir semipresidencialismo. Tem até conselho consultivo com Michel Temer. Na proposta existiria cargo de primeiro-ministro a ser aprovado pelo congresso. Dizem que é só pra 2030. Não dá pra confiar. Com essa turma tem sempre cheiro de golpe no ar.
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) March 18, 2022
Leia mais:
1- Com Temer, Lira cria grupo para tentar aprovar o semipresidencialismo
2- Lira defende adoção do semipresidencialismo a partir de 2030
3- Semipresidencialismo: Quantos votos Câmara tem para mudar sistema
Glauber Braga critica semipresidencialismo
Na última quinta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), instituiu no grupo de trabalho para estudar a adoção do semipresidencialismo no país.
Se houver a mudança de sistema de governo, será criado o cargo de primeiro-ministro, responsável pela formação do conselho de ministros, nomeados pelo presidente e aprovados pelo Congresso. O gabinete cuidaria do governo, exercendo a administração federal, sendo que o presidente permaneceria como chefe de Estado e comandante das Forças Armadas.