Glauber Braga sobre semipresidencialismo; “Cheiro de golpe”

Atualizado em 18 de março de 2022 às 13:14
Glauber Braga
O deputado postou suas críticas no Twitter/ Foto: ReproduçãoGl

Nesta sexta-feira (18), o Deputado Federal, Glauber Braga (PSOL), comentou em sua conta no Twitter sobre o grupo de trabalho criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para estudar a implementação do semipresidencialismo no Brasil.

“Lira criou grupo pra discutir semipresidencialismo. Tem até conselho consultivo com Michel Temer. Na proposta existiria cargo de primeiro-ministro a ser aprovado pelo Congresso. Dizem que é só para 2030. Não dá para confiar. Com essa turma tem sempre cheiro de golpe no ar” – Glauber barga

O grupo terá prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos, podendo o prazo ser prorrogado por igual período. Lira criou um Conselho Consultivo, presidido por Nelson Jobim e com a participação da ex-ministra do STF Ellen Gracie e do ex-presidente Michel Temer (MDB), que vai assessorar os deputados do grupo.

Leia mais: 

1- Com Temer, Lira cria grupo para tentar aprovar o semipresidencialismo

2- Lira defende adoção do semipresidencialismo a partir de 2030

3- Semipresidencialismo: Quantos votos Câmara tem para mudar sistema

Glauber Braga critica semipresidencialismo

Na última quinta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), instituiu no grupo de trabalho para estudar a adoção do semipresidencialismo no país.

Se houver a mudança de sistema de governo, será criado o cargo de primeiro-ministro, responsável pela formação do conselho de ministros, nomeados pelo presidente e aprovados pelo Congresso. O gabinete cuidaria do governo, exercendo a administração federal, sendo que o presidente permaneceria como chefe de Estado e comandante das Forças Armadas.

O ato de Arthur Lira faculta que o grupo de trabalho do semipresidencialismo realize audiências públicas e reuniões com “órgãos e autoridades no estudo do objeto em debate”. O grupo contará com a ajuda do Conselho Consultivo presidido por Jobim. Além dele, de Ellen Gracie e de Michel Temer, fazem parte do conselho outros sete juristas e estudiosos do sistema de governo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link