O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais em primeiro turno se dependesse dos eleitores de Alagoas, de acordo com a pesquisa mais recente do instituto Ibrape, divulgada nesta terça-feira (22).
O petista somou 54% das intenções de voto, contra apenas 22% do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), entre os alagoanos. O levantamento foi contratado pelo MDB. Em terceiro lugar e bem longe dos primeiros colocados, estão Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), empatados com 3%. André Janones aparece em quinto, com 2%. Os outros candidatos da chamada “terceira via”, Eduardo Leite (de saída do PSDB), Simone Tebet (MDB) e João Doria (PSDB), não pontuaram entre os eleitores de Alagoas.
O instituto Ibrape ouviu 1.992 pessoas, entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro ficou em dois pontos percentuais para mais ou para menos e a chance da pesquisa retratar a realidade é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-03385/2022.
Leia mais:
1. Ministério da Educação liberou verba para prefeitos após interferência de pastores
2. VÍDEO: Bolsonaristas colocam fogo em toalha com foto de Lula em Londrina
3. Ciganos são amarrados a postes e têm rostos pintados na Ucrânia
Lula vence e no no governo, Collor empata
Na disputa pelo governo de Alagoas, a pesquisa do Ibrape mostra que o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PROS) empata na margem de erro com o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), que é o candidato de Gilberto Kassab. Palmeira tem 19% das intenções de voto, contra 17% de Collor. Em terceiro lugar está Rodrigo Cunha (PSDB), senador que tem mandato até 2027, com 15%.
Fernando Collor, no entanto, já indicou que pretende concorrer à reeleição ao Senado.