O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta terça-feira (5), a partir das 10h30, do debate “Brasil-Alemanha – União Europeia: desafios progressistas – parcerias estratégicas”.
Ele discursa no evento junto com Martin Schulz, ex-presidente do Parlamento Europeu. A cerimônia é realizada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pela Fundação Friedrich Ebert (FES), presidida por Schulz.
O debate foi aberto por Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, Christoph Heuser, representante da Fundação Friedrich Ebert no Brasil e Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores.
Assista:
LEIA MAIS:
1- Lula quer retirar quase 8 mil militares do governo
2- Chapa Lula e Alckmin: PSB deve formalizar indicação; Saiba quando
3- Flávio Bolsonaro propagou fake news contra Lula, reconhece procurador eleitoral
Em novembro, Lula foi recebido na Europa como chefe de Estado
Em 21 de novembro, após voltar da Europa, o petista divulgou um vídeo que traz um resumo de sua viagem pelo continente. Ele foi prestigiado, homenageado e recebido como Chefe de Estado.
O ex-presidente, que lidera todas as pesquisas para presidente em 2022, se reuniu com alguns dos principais líderes da União Europeia, como o provável sucessor da chanceler Angela Merkel na Alemanha, Olaf Sholz, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez.
Viagem de Lula pela Europa
Na última parada de sua visita à Europa, ele deu uma palestra ao partido de esquerda Podemos, da Espanha. Ele agradeceu a ajuda que tem recebido da esquerda europeia e falou de sua possível candidatura à presidência do Brasil.
No dia anterior, o brasileiro se reuniu com o premiê espanhol. Sánchez publicou fotos do encontro em uma rede social e escreveu que “Espanha e Brasil compartilham fortes laços estruturais e permanentes em diferentes áreas”.
Veja o vídeo: