Nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada na madrugada desta quinta-feira (7) mostra que Jair Bolsonaro (PL) foi o que mais cresceu após a desistência de Sergio Moro (União Brasil) deixar a disputa à Presidência. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança de todos os cenários.
Na pesquisa estimulada sem Moro, Bolsonaro herda 5 pontos percentuais de seu ex-ministro, passando dos 26% da pesquisa divulgada em 16 de março para atuais 31%. Lula sobe 1 ponto nesse cenário, passando de 44% para 45%. Ciro Gomes (PDT), perdeu um ponto mesmo com a saída de Moro, oscilando de 7% em março para 6%. João Doria (PSDB) mantém os 2% da pesquisa anterior, assim como André Janones (Avante).
Leia também:
1- Lula vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe
2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula
3- Lula fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe
Pesquisa ainda testou cenário com Moro
Diante da indefinição na terceira via, com partidos prometendo lançar uma candidatura única, a Quaest ainda inclui Moro em dois cenários.
Em um dos quadros, Lula mantém os 44% da sondagem anterior e Bolsonaro sobe 3 pontos, passando para 29%. Moro oscila de 7% para 6% e Ciro Gomes de 7% para 5%. André Janones marca 3%. João Doria e Simone Tebet marcam 1% cada.
No outro cenário estão presentes, além de Moro, apenas Lula, Bolsonaro, Ciro e Doria. Lula volta aos 45% e Moro cresce um ponto.
Votos válidos: Lula mantém vitória no primeiro turno
Mesmo com a desistência de Moro e transferência de votos para Bolsonaro, Lula venceria a disputa no primeiro turno, com 51,1% dos votos válidos no principal cenário estimulado. Entre todos os cenários pesquisados, o petista varia de 44% a 46% e Bolsonaro entre 29% e 31%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, face a face, entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link