O jornalista José Luiz Portella afirmou, nesta quinta-feira (7), em sua coluna no Uol, que a chance do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, vencer as eleições deste ano no 1º turno é “grande e factível”.
Segundo ele, caso Lula mantenha o desempenho que vem tendo nas pesquisas, o petista pode ser eleito na primeira etapa do pleito com base na quantidade de votos brancos ou nulos. “Se Lula mantiver os 44% de intenções de voto, que apresenta em várias pesquisas, e houver 12% de votos não válidos (brancos, nulos e abstenções), os 44% se transformam em 50% dos votos válidos”, diz o colunista.
“Com um voto a mais, Lula ganha a eleição no primeiro turno. Pouco importa a votação do segundo colocado, mesmo que atinja 50% menos 1. Decisivos são os votos válidos, o somatório”, acrescenta.
Leia também:
1- Petista vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe
2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula
3- Lula fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe
Lula depende de si mesmo para vencer no 1º turno
Portella diz ainda que a porcentagem de votos do presidente Jair Bolsonaro (PL) pouco importa. “Para ganhar no primeiro turno, Lula não depende dos outros, não importa a votação de Bolsonaro. Lula depende de si mesmo e dos votos brancos, nulos e abstenções”, avalia.
“Sempre repito: Reconhecer não é torcer. Mas no mundo atual, quando se escreve que Lula pode ganhar, mesmo que matematicamente comprovado, o negacionismo é tanto que as pessoas transformam o mensageiro em maldito torcedor fanático do adversário”, diz ele, talvez se referindo ao próprio Uol e à grande mídia em geral.
“As pessoas não querem saber como está a eleição, querem que a eleição esteja como elas querem. Rejeitam como falsa até a matemática”, afirma o jornalista.