O ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato a governador do Estado, Fernando Haddad (PT), está em primeiro lugar nas intenções de voto, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (07). No cenário em que o ex-governador Márcio França (PSB) não participa da disputa, o petista tem 35%. Em segundo lugar, ambos com 11%, estão Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB).
França, no entanto, nega que abandonou a corrida. O Datafolha sondou um cenário em que ele é candidato. Nesse, Haddad também lidera, com 29%. França fica em segundo, com 20%, seguido por Tarcísio, com 10%, e Garcia, com 6%.
Leia mais:
1. Bolsonaro já disse que aborto é decisão da mulher: “Não compete ao outro lado”
2. Bolsonaro cresce, mas ainda é rejeitado por quase metade dos brasileiros, diz pesquisa
3. Lula planeja casar antes do inicio da campanha eleitoral
O levantamento escutou 1.806 moradores de 62 cidades paulistas entre os dias 05 e 06 de abril. A margem de erro ficou em dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-03189/2022.
Haddad dispara sem França
O Datafolha também simulou um cenário sem a presença de Mário França. PT e PSB ainda estudam a possibilidade de uma federação e candidatura única para o governo de SP, a tendência neste caso, é que seja Haddad.
Neste cenário, o petista lidera com 35%, enquanto Tarcísio e Rodrigo Garcia aparecem com 11%. Assim, Haddad herda 6 pontos do psbista, enquanto outros cinco migrariam para o nome do PSDB. O candidato de Bolsonaro herda apenas 1%.
Veja os números
Cenário 1
Fernando Haddad (PT): 29%
Márcio França (PSB): 20%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 10%
Rodrigo Garcia (PSDB): 6%
Vinicius Poit (Novo): 2%
Felício Ramuth (PSD): 2%
Abraham Weintraub (Brasil 25): 1%
Altino Jr (PSTU): 1%
Cenário 2
Fernando Haddad (PT): 35%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 11%
Rodrigo Garcia (PSDB): 11%
Felício Ramuth (PSD): 3%
Altino Jr (PSTU): 1%
Vinicius Poit (Novo): 2%
Abraham Weintraub (Brasil 25): 1%