A nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (11), aponta um empate técnico entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário da República, Jair Bolsonaro (PT), no estado de São Paulo. O levantamento já exclui da disputa o ex-juiz Sergio Moro, que deixou o Podemos e deve se candidatar a deputado federal pelo União Brasil.
Lula registra 34% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. Em relação à última pesquisa do instituto, realizada em fevereiro, o petista se manteve com o mesmo número e o ex-capitão ficou com 4 dos 11 pontos percentuais de Moro. Muito atrás deles, ainda sem conseguir chegar aos dois digítios, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%. Em seguida, está a senadora Simone Tebet (MDB), com 6%.
Foram entrevistadas 1.000 pessoas em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de abril de 2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números BR-00800/2022 e SP-06962/2022.
Leia também:
1- Lula vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe
2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula
3- Lula fica estável e Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz pesquisa Ipespe
Bolsonaro cresce com saída de Moro, diz Ipespe
A pesquisa do Ipespe em todo o Brasil também indica um crescimento de Bolsonaro após a desistência de Moro. Ele herdou os mesmos 4% que obteve no levantamento feito em São Paulo.
Lula tem 44% das intenções de voto, mesmo resultado da última pesquisa do instituto, realizada há 15 dias. Bolsonaro subiu de 26% para 30%. Ciro Gomes também herdou votos de Moro e subiu de 7% para 9%. João Doria (PSDB) passou de 2% para 3% e Simone Tebet foi de 1% para 2%.