O ex-presidente Lula (PT) visitou nesta terça-feira (12) o Acampamento Terra Livre (ATL) na cidade de Brasília, que é coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.
No Twitter, Lula comentou ontem (11) “Amanhã estarei no Acampamento Terra Livre, em Brasília, com companheiras e companheiros da @ApibOficial . Ouvindo as demandas e dialogando com eles que vem sofrendo tanto nesse governo.”
É a 18° edição do ATL e a maior mobilização indígena registrada até os dias de hoje, que contou com a participação de cerca de 8 mil pessoas entre os dias 04 e 14 de abril. O foco da campanha desse ano foi “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”.
Lula participa de jantar com integrantes do MDB
A previsão é de que o petista se reúna com políticos e aliados até à próxima quarta-feira, quando irá voltar para a cidade de São Paulo. Ele participou recentemente de uma reunião com integrantes do MD para discutir a candidatura de Simone Tebet.
“Ele [o Lula] vem especialmente para participar do Acampamento Terra Livre. É a retomada desse movimento que o povo indígena faz já há 18 anos. Ficamos dois anos sem ter por conta da pandemia, e agora voltou com uma necessidade de luta ainda maior do que nos anos anteriores”, disse Gleisi Hoffmann, presidenta do PT.
O Acampamento fica situado no complexo da Fundação Nacional das Artes (Funarte), no Eixo monumental.