A nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (13), mostra uma diferença de apenas cinco pontos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 35% de seu principal adversário.
A diferença entre os dois é a menor registrada pelo levantamento em 2022. Em novembro de 2021, Lula marcou 34% contra 29% de Bolsonaro em um dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual.
O nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro não aparece na lista de pré-candidatos testados, o que favoreceu Jair Bolsonaro. Em 15 dias, o presidente variou 3 pontos para cima, enquanto Lula oscilou 1 para baixo. As duas variações foram na margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os dois estão muito à frente dos demais candidatos. O terceiro colocado é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que possui 5%, seguido pelo ex-governador de SP João Doria (PSDB) e pelo deputado federal André Janones (Avante-MG), com 3%.
Realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, a pesquisa foi realizada entre 10 e 12 de abril de 2022, por meio de ligações telefônicas. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link