A federação que será formada entre PV, PCdoB e PT terá 30% das vagas da coordenação da união de partidos ocupadas por mulheres. Outros 20% serão reservados a cotas étnico-raciais.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, diz que a ideia é reproduzir o que está definido em lei referente a candidaturas
O PT aprovou a federação com PCdoB e PV durante uma reunião do diretório nacional do partido realizada na última quarta-feira (13). No encontro, ainda ocorreu a ratificação da indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Também foram discutidas a proposta de estatuto e a carta programa da federação que serão levadas ao debate com as legendas. O PT pretende fazer a proposta de revogação da reforma trabalhista, mesmo que Lula reconheça entraves na iniciativa.
As federações possibilitam que dois ou mais partidos atuem de forma unificada e permanente durante a eleição e na legislatura. As legendas devem permanecer unidas em âmbito nacional por no mínimo quatro anos.