Nas últimas semanas, artistas e políticos iniciaram uma campanha para que jovens de 16 e 17 anos tirassem o título de eleitor para votar já nas eleições de 2022. A manifestação parece que surtiu efeito, segundo a nova pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada nesta segunda-feira (18).
De acordo com informações do relatório do instituto, 89% dos adolescentes da faixa etária citada acima pretendem tirar o título de eleitor ainda neste ano. Apenas 6% afirmaram que não querem, mesmo percentual de quem ainda não decidiu o que fará em relação ao assunto.
A EXAME escutou mil pessoas de todo o Brasil entre os dias 4 e 13 de abril. Para poder votar em outubro, os jovens terão que tirar o título de eleitor até 4 de maio. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apenas um em cada cinco adolescentes tinha se registrado.
Qual a importância do título eleitor nas mãos dos jovens?
De acordo com dados oficiais, o Brasil tem 29 milhões de pessoas de 16 a 24 anos, ou seja, eles representam 17% da população brasileira, o que pode ser fundamental na hora de escolher o próximo presidente do país.
No entanto, de 16 a 17 anos, o voto é facultativo. Esse grupo representa cerca de 6 milhões de cidadãos.