O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou neste sábado (23) a federação formada pelo PT, PCdoB e PV, grupo que será encabeçado pela chapa do ex-presidente Lula, junto com Geraldo Alckmin, à Presidência da República. Essa é a primeira federação aprovada pela Corte desde que foi aprovada no ano passado.
Agora, os três partidos passarão a funcionar como uma única legenda durante, no mínimo, os próximos 4 anos, incluindo nas eleições municipais de 2024. A federação é um dos mecanismos importantes para que países pequenos sobrevivam à cláusula de desempenho, que restringe as legendas que não alcançarem um número mínimo de parlamentares de acessar o fundo eleitoral e lançarem novos candidatos.
Federação contaria ainda com o PSB, mas houve divergências
As conversas para a formação de uma federação partidária contaram ainda com o PSB à mesa, mas a legenda preferiu apenas se coligar com o PT, tendo Geraldo Alckmin filiado ao partido e vice na chapa com o ex-presidente. A situação aconteceu porque não houve um consenso entre os petistas e os integrantes do PSB em candidaturas estaduais, como em São Paulo, com a disputa entre Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) ao governo do estado.
Nas próximas semanas outra federação deverá ser formada no TSE, desta vez entre o PSOL e a Rede Sustentabilidade. As duas legendas já aprovaram a união e deverão protocolar o pedido formal de registro.