Com a vitória do presidente Emmanuel Macron nas eleições da França, realizadas neste domingo (24), diversos líderes europeus parabenizaram o candidato do Em Marcha!, que venceu com 58,3% dos votos, contra 41,7% de Marine Le Pen, da extrema-direita. Entre os governantes, estão o chanceler alemão, Olaf Scholz e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Quem também cumprimentou o presidente depois da reeleição foi a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, além do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.
“Espero continuar nossa extensa e construtiva cooperação dentro da UE e da OTAN e fortalecer ainda mais o excelente relacionamento entre nossos países”, disse Rutte no Twitter.
“Parabéns a @EmmanuelMacron pela sua reeleição como presidente da França. A França é um dos nossos aliados mais próximos e importantes”, disse Johnson no Twitter. “Estou ansioso para continuar trabalhando juntos nas questões que mais importam para nossos dois países e para o mundo”. “Os seus eleitores também enviaram hoje um forte compromisso com a Europa. Estou satisfeito por continuarmos a nossa boa cooperação”, afirmou Scholz.
Líder esquerdista também se manifestou nas redes sociais
O esquerdista Jean-Luc Melenchon disse que a derrota de Marine Le Pen nas eleições da França é “uma notícia muito boa para a unidade de nosso povo”. Por outro lado, ele afirmou que continuará sendo oposição à esquerda ao governo de Emmanuel Macron.
Em seu discurso, Melechon incentivou os oponentes de Macron a votarem nas eleições parlamentares de junho para “escolher um caminho diferente” e eleger uma maioria de esquerda.