O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disparado na corrida eleitoral presidencial no estado de Pernambuco. É o que mostra a nova pesquisa feita pelo Instituto Conectar divulgada nesta quarta-feira (27). O petista tem mais que o triplo das intenções de votos de seu principal concorrente, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL)
Segundo dados do Conectar, Lula lidera no estado com 64% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro surge em segundo lugar com 17%, uma folga que lhe garante mais do que três vezes mais eleitores em Pernambuco que o principal rival. Bem atrás aparece Ciro Gomes (PDT) com 4%, depois João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 1% cada. Os demais não pontuaram.
A diferença é gritante, já que, em 2018, Fernando Haddad, então candidato do PT, obteve no primeiro turno 48,87% dos votos, enquanto Bolsonaro ficou com 30,57%. Ao transformar a pesquisa atual em votos válidos, Lula teria 73,5% dos votos válidos, uma subida meteórica do Partidos dos Trabalhadores, representando 25% a mais de votos em quatro anos. Ao mesmo tempo, Bolsonaro perdeu muito em Pernambuco, já que, pelos votos válidos da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, ele teria apenas 19,5%, ou seja, um recuo de 11% de seu eleitorado no estado.
O levantamento ainda indica que 10% dos eleitores pernambucanos devem votar Branco ou Nulo e em dúvidas representam apenas 2%.