Com o lema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, milhares de manifestantes foram às ruas neste domingo (01) em razão do Dia do Trabalhador e para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Florianópolis, São Paulo e Aracaju foram as capitais que registraram atos nesta manhã.
No Ceará, movimentos sindicais e sociais se reuniram na Areninha do Bairro Pirambu. Com concentração às 9h da manhã, o grupo seguiu até a Vila do Mar, no bairro Barra do Ceará.
Já na capital do país, manifestantes se concentraram na Asa Norte, com uma forte presença de centrais sindicais e apoio ao ex-presidente Lula (PL), pré-candidato à Presidência.
Uma boa parte vestia camisetas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de partidos de esquerda.
Em vitória, capital do estado do Espírito Santo, teve a concentração do ato na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade. A organização do ato foi feita por movimentos sindicais como a Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Na capital mineira, ocorreram tanto manifestações favoráveis como contrárias ao presidente. Os que eram contrários ao governo seguravam um ônibus escolar com a frase “Bolsolão do Busão”, em referência aos casos de superfaturamento na compra dos transportes.
No Dia do Trabalhador, CUT promove manifestação na Praça da Assembleia, em BH.
Crédito: Fernando Michel / Hoje em Dia pic.twitter.com/U8RsiWxCMp
— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) May 1, 2022
Cariocas se reúnem no Aterro do Flamengo
Na capital fluminense, os manifestantes se reuniram no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital. Nos cartazes levados pelos grupos, muitas mensagens pediam a saída de Bolsonaro da presidência, além do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Em Natal, o ato foi organizado pelas centrais sindicais, além da presença do sindicato dos bancários e trabalhadores do setor de educação.
Em Florianópolis, o ato aconteceu já na final da manhã do domingo próximo ao Terminal Urbano da Cidade de Florianópolis. O ato teve ainda manifestações artísticas e churrasco gratuito.
Na capital paulista, o encontro começou às 10h30 na Praça Charles Miller. O ex-presidente Lula (PT) teve a presença confirmada e deverá discursar no palanque durante a tarde de hoje.
"A hora que o trabalhador não ganha, a economia não se mexe (..) modelo econômico de Guedes e Bolsonaro está errado" @Haddad_Fernando no 1º de Maio na Praça Charles Miller em São Paulo
#DiaDoTrabalhador pic.twitter.com/LSL23iWzxw
— Jefferson Santos (@jeffersonsp11) May 1, 2022
Já na cidade de Aracaju, capital de Sergipe, o ato foi convocado pela CUT – SE e reuniu representantes de entidades sindicais, partidos e movimentos sociais. A aconcentração teve início às9h30 na Praça Ulisses Guimarães, no Bairro Santos Dumont.