O general Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, se encontrou nesta terça-feira (3) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Na reunião, ele afirmou que as Forças Armadas estão “comprometidas com a democracia”. A Corte confirmou a informação através de nota.
“Durante o encontro, o Ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”, diz o comunicado do Supremo.
A reunião aconteceu após o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltar a atacar o STF e o STF, colocando em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas. O chefe do poder executivo federal ainda sugeriu que a apuração dos votos fossem feitas pelas Forças Armadas.
O encontro entre o ministro da Defesa e Fux foi pedido por Nogueira, conforme comunicou a Corte.
Bolsonaro, Forças Armadas, Supremo e as urnas eletrônicas
Desde 2020, o presidente tenta tirar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro. No início, ele afirmou ter provas sobre uma suposta fraude nas eleições de 2018, que não permitiu a vitória dele em primeiro turno. No entanto, após passar a ser investigado em relação ao assunto, admitiu que não tinha nenhuma evidência em mãos.