Em post nas redes sociais, o Exército Brasileiro cortou a bandeira da União Soviética de imagem comemorando a vitória sobre o nazismo. “‘Liberatori! Liberatori!’, assim gritavam os italianos enquanto as tropas brasileiras libertavam as cidades do nazifacismo. 8/5/1945, o dia que marcou a história mundial”, escreveu a instituição na rede social.
Veja a publicação:
"Liberatori! Liberatori!", assim gritavam os italianos enquanto as tropas brasileiras libertavam as cidades do nazifacismo.
8/5/1945, o dia que marcou a história mundial.
Conheça essa história : "Liberatori" – a FEB vista pelos italianos▶ https://t.co/YtEVUixc3K#ACobraFumou pic.twitter.com/RWjmHFUccw
— Exército Brasileiro ?? (@exercitooficial) May 8, 2022
Na imagem original, aparecem as bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e da União Soviética. Na foto editada, a última foi excluída. Além da bandeira, no entanto, foi removida também a cobra e o lema “e a cobra fumou”.
Veja a imagem original:
A edição não passou despercebida por internautas, que ironizaram a tentativa de revisionismo histórico e postaram a foto original nas redes. O post tem mais de 200 retweets, vários deles com críticas à instituição.