A nova pesquisada PoderData, realizada de 8 a 10 de maio, mostra que 18% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa presidencial de 2018 passarão a apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno das eleições deste ano. A porcentagem equivale a mais 10 milhões de pessoas.
61% dos entrevistados afirmam ter a intenção de repetir o voto dado a Bolsonaro na disputa contra Fernando Haddad (PT) há 4 anos. Desde a sondagem de 10 a 12 de abril, quando o atual chefe do Executivo ganhou 15 pontos percentuais após a desistência do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), essa taxa permanece estável.
Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) somam 4% das intenções de transferência do voto bolsonarista em 2018, seguidos por Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), com 2% cada. Ao todo, esses quatro candidatos somam 11%. Todos estão empatados na margem de erro geral da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre aqueles que votaram em branco ou nulo naquele ano, o petista tem 34% das preferências para o 1º turno de 2022, enquanto Bolsonaro registra 14%. Outros 5% anulariam o voto novamente.