Em audiência pública, Roberto Requião sugeriu o nome do geólogo Guilherme Estrella para a presidência da Petrobras. O pré-candidato ao governo do Paraná sugere “o pai do pré-sal” para o posto caso Lula vença a eleição presidencial.
O geólogo esteve presente no encontro. O petista se refere a ele como “grande amigo e referência internacional do assunto”. A sugestão ocorre enquanto “nossa riqueza que vem sendo entregue aos interesses estrangeiros”, segundo Requião.
A fala se deu durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, chamada de “Pré-Sal e a Petrobras no Paraná”. O evento teve a presença de lideranças políticas e sindicais dos petroleiros, e contou com uma palestra do geólogo. O objetivo da audiência foi se posicionar contra a privatização da Petrobras.
Estrella trabalhou na Petrobras de 1965 até a década de 1990 e posteriormente foi convidado para voltar à empresa. Foi diretor de Exploração e Produção (E&P) entre 2003 e 2012. A partir de 2006, durante sua gestão, foram descobertas enormes jazidas de petróleo nas bacias sedimentares do Espírito Santo e Santos.