Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentar ação no STF contra o ministro Alexandre Moraes, na última terça-feira (17), a escolha do advogado que assinou a notícia-crime foi motivo de desconfiança tanto entre apoiadores como adversários do governo. Segundo interlocutores, Eduardo Reis Magalhães, registrado na seccional do Paraná da OAB, é considerado um bolsonarista raiz.
O advogado parece ter sido escolhido a dedo pelo presidente. No entanto, ele ainda é desconhecido para muitos em Brasília. Ele também não é conhecido pela grande maioria dos ministros do governo e STF, de lideranças governistas no Legislativo e de juristas que atuam em Brasília e no Paraná, onde o advogado possui registro na OAB. Ricardo Barros (PP) que é líder do governo da Câmara, do Paraná, onde Guimarães tem a maioria de sua atuação jurídica, afirmou que não conhece o advogado.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro da Corte Alexandre de Moraes. Na denúncia, o presidente criticou a decisão do Supremo de inclui-lo no inquérito das fake news. A investigação tem apurado os casos de disseminação de notícias falsas contra o STF.
A escolha do advogado para ação vem por conta de Eduardo possuir um perfil discreto, característica rara entre os que atuam na defesa do presidente e de seus filhos.