Em vídeo gravado antes de ser eleito presidente da República em 2018, Jair Bolsonaro (PL) aparece defendendo a Eletrobras e a não privatização da empresa de energia.
“País sério nenhum faz isso. Entregar isso para outros países. E olha só, eu sou favorável a privatizar muitas coisas no Brasil, mas a questão energética não. Você está tirando uma estatal brasileira para botar nas mãos de uma estatal chinesa. Ou seja, eles vão decidir o preço da nossa energia e onde, com toda certeza no futuro chegará essa energia. Estarão aqui fazendo o que? Ganhando dinheiro e decidindo uma questão estratégica como essa. Não podemos aceitar isso”, disse Bolsonaro à época.
Veja o vídeo
Gente quem é esse homem vocês sabem???? pic.twitter.com/eI3HvpiKbx
— jairme (@jairmearrependi) May 20, 2022
Atualmente o presidente defende a privatização da Eletrobras. Na quarta-feira (18), o governo Bolsonaro teve a vitória, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) formou maioria para aprovar a privatização da estatal. Apenas o ministro Vital do Regô votou contra a operação de venda do controle da empresa de energia. Assim, o governo federal poderá lançar edital para que as ações da companhia sejam vendidas.
O TCU fez a última etapa de avaliação para a privatização. Os magistrados analisaram o modelo e o valor para a venda de ações da companhia na Bolsa de Valores.