A reunião que contou com a presença do bilionário Elon Musk, na última sexta-feira (20), foi detonada por executivos de empresas que participaram do evento organizado pelo Ministério das Comunicações. Empresários afirmaram que tudo não passou de um jogo de cena, sem efeitos práticos e que apenas serviu para ter “conversa fiada”.
O objetivo do Ministério das Comunicações era tratar sobre satélite ou conectividade da Amazônia. No entanto, apenas Musk foi tratado como “vip” e recebeu maior atenção do governo, o que irritou os outros CEOs que estavam no local, segundo informações do jornal O Globo.
Em conversa com a reportagem, um dos executivos declarou que tudo não passou de um “grande evento de publicidade”. Já outro executivo classificou a reunião como “ideia de jerico”.
Um terceiro empresário disse que tudo não passou de “comida e conversa fiada”. Um dos presentes resolveu ir para casa. “Vim ver e ser visto por uma questão de cortesia com o Ministério das Comunicações”, reclamou.
Vale destacar que o Ministério das Comunicações relatou que não tem nenhum acordo com a empresa de Musk. O plano é seguir com os projetos já existentes com a Viasat, de comunicação via satélite.
“Existem atualmente 14,5 mil escolas sem internet no país. O Governo Federal anunciou a instalação de novos 12 mil pontos de Wi-Fi Brasil até julho. Apenas 2,5 mil escolas restarão para o segundo semestre”, afirmou a pasta ao Globo. Sobre a relação da pasta com a Starlink, foi dito que “não há previsão de parceria em curso”.