De acordo com pesquisa do instituto FSB, encomendada pelo BTG/Pactual, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para o Palácio do Planalto.
Na pesquisa estimulada, o petista cresceu cinco pontos percentuais em comparação ao levantamento feito no dia 25 de abril. O atual chefe do Executivo seguiu com os mesmos números.
No cenário espontâneo, Lula obteve a mesma margem de crescimento. Bolsonaro, por sua vez, caiu 1%, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa.
O ex-presidente aparece com 46% no cenário espontâneo, liderando a pesquisa. Bolsonaro vem em segundo, com 32%. Por ter mais intenções de voto do que todos os outros candidatos somados, Lula pode vencer já no primeiro turno, segundo o levantamento.
Se forem considerados apenas os votos válidos, o petista tem 51% e, portanto, pode vencer já no primeiro turno.
Muito atrás, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, mantendo os 9% dos dois levantamentos anteriores. A nova candidata da “terceira via”, senadora Simone Tebet (MDB), segue com 2%. Os números são relativos à intenção de voto para primeiro turno.
Com a saída do ex-governador João Doria (PSDB), a chamada 3ª via encolheu de 17% para 13% do eleitorado, repetindo o mesmo comportamento ocorrido quando Sérgio Moro deixou a disputa e a soma dos demais candidatos havia recuado de 24% para 17%, em abril.
Para a realização da sondagem, o Instituto FSB Pesquisa ouviu por telefone 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.