A nova pesquisa do instituto FSB encomendada pelo BTG/Pactual, divulgada nesta segunda-feira (30), indica uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), na disputa pelo Palácio do Planalto.
O petista registra 54% das intenções de voto, enquanto o ex-capitão do Exército marca 35%. 10% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum do dois, e 1% se disse indeciso.
A distância entre os dois é de 19 pontos percentuais. Em comparação com o último levantamento, realizado há um mês, Lula cresceu dois pontos e Bolsonaro caiu dois.
Para a realização da sondagem, o Instituto FSB Pesquisa ouviu por telefone 2.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Lula cresce e pode vencer no 1º turno, diz a pesquisa
Na pesquisa espontânea que inclui o nome de todos os candidatos, o ex-presidente aparece com 46%, liderando a pesquisa. Bolsonaro vem em segundo, com 32%. Por ter mais intenções de voto do que todos os outros candidatos somados, Lula pode vencer já no primeiro turno, segundo o levantamento.
Muito atrás, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, mantendo os 9% dos dois levantamentos anteriores. A nova candidata da “terceira via”, senadora Simone Tebet (MDB), segue com 2%. Os números são relativos à intenção de voto para primeiro turno.
Com a saída do ex-governador João Doria (PSDB), a chamada 3ª via encolheu de 17% para 13% do eleitorado, repetindo o mesmo comportamento ocorrido quando o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) deixou a disputa e a soma dos demais candidatos havia recuado de 24% para 17%, em abril.