Merval Pereira escreveu um artigo no jornal O Globo neste sábado (4) e detonou Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal. Na avaliação do colunista, o magistrado está “exagerando na fidelidade a Bolsonaro”.
“Ele se comporta como um pau mandado, sem qualquer pudor em servir ao presidente. Não são nem questões ideológicas, são pontuais. Anular a cassação do deputado paranaense foi contra toda a posição do STF e do TSE de combate às fake News. É uma contestação a decisões do STF, do qual ele faz parte, e do TSE. É grave”, escreveu Merval.
Ele explica ao leitor que Nunes Marques tem poder para tomar esse tipo de decisão, no entanto, destacou que não é comum e a “tradição diz que não pode”. O colunista também informa que o ministro Fux está avaliando chamar o plenário para que a questão seja revisada.
“É uma situação delicada; um ministro seria contestado por seus pares, mas ao mesmo tempo, ele não poderia ter contestado seus pares. O STF está avaliando como agir para não se desmoralizar nem a campanha contra fake news e não isolar completamente o ministro Nunes Marques – que já está isolado por causa de decisões bajuladoras”, conclui o jornalista.
A crítica de Merval não é por acaso. Nunes Marques derrubou a decisão do TSE e devolveu os mandatos dos bolsonaristas cassados José Valdevan de Jesus (PL), deputado federal, e Fernando Francischini (União Brasil-PR), deputado estadual do Paraná.