O presidente Jair Bolsonaro (PL), que nesta terça-feira (7) minimizou o desaparecimento do indigenista Bruno Perreira e do jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos desde o último domingo (5), já havia se comunicado com Phillips no passado, em 2019, dando uma resposta ríspida à uma pergunta do jornalista, sobre um assunto que futuramente viria a ser um dos pilares de seu desaparecimento.
Ao questionar o presidente sobre o desmatamento na Amazônia, o presidente respondeu: ”Primeiro que você tem que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês. A primeira resposta é essa daí, tá certo?”
Bolsonaro chegou a publicar em suas redes sociais o momento, com a legenda ”Vídeo de 19/julho/2019. Amazônia e a cobiça de sempre”. Confira abaixo:
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1442239749859729412
Após o acontecimento, o jornalista se tornou alvo de apoiadores do presidente e ficou muito abalado com a situação. O vídeo foi repostado nas redes bolsonaristas e ganhou milhares de visualizações.
”Dom ficou muito abalado com esse vídeo. Ele sentiu que isso colocava um alvo em suas costas e dificultava o trabalho. Ele foi reconhecido em toda a Amazônia e em seu cotidiano por todos os tipos de pessoas como ‘o jornalista que levou um esporro do Bolsonaro”, contou o jornalista Andrew Fishman, amigo de Phillips.