O PSDB vai anunciar aponto à candidatura de Simone Tebet (MDB) nesta quinta (9), com o senador Tasso Jereissati em sua chapa como vice. O acordo foi firmado nesta quarta (8), em reunião no gabinete do tucano, segundo o Estadão. Com o acerto, o MDB, o PSDB e o Cidadania entram na tentativa de viabilizar uma candidatura de “terceira via”.
“Nesse importante momento da história do País será encaminhado, nessa quinta-feira, na Executiva Nacional do PSDB a proposta de coligação com o MDB para eleição de Presidente de República com o nome da Senadora Simone Tebet”, anunciou o PSDB.
A senadora, por meio das redes sociais, afirmou que as siglas deram “mais um passo em direção à união do centro democrático” e que “caminham para um momento histórico a favor da reconstrução do Brasil”.
Mais um passo dado em direção à união do centro democrático. @MDB_Nacional @PSDBoficial @23cidadania caminham para um momento histórico a favor da reconstrução do Brasil.
— Simone Tebet (@simonetebetbr) June 8, 2022
Além de Tasso, participaram da reunião os presidentes dos partidos: Bruno Araújo, do PSDB; Baleia Rossa, do MDB, e Roberto Freire, do Cidadania. Também estiveram lá o líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), e o secretário-geral do PSDB, deputado Beto Pereira.
A cúpula do PSDB exigiu um endosso do MDB à candidatura do partido ao governo do Rio Grande do Sul em troca do apoio a Simone Tebet. A ideia é lançar o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) como candidato a vice de Eduardo Leite.
O MDB gaúcho ainda não oficializou o apoio a Leite, mas líderes do partido no estado, como o ex-senador José Fogaça e o ex-governador Germano Rigotto, apoiam a aliança.