O instituto Ideia divulgou nesta quinta-feira (16) uma pesquisa para o governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa foi realizada entre os dias 10 a 15 de junho. O levantamento mostra vantagem de 5 pontos percentuais do deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), que lidera com 25%, sobre Eduardo Leite (PSDB), com 20%. Em seguida, Beto Albuquerque (PSB) aparece empatado com o candidato petista Edgar Pretto (PT) 11%.
Juntos, PSB e PT estariam na liderança em empate técnico, mas até então não há nenhuma movimentação de acordo entre os partidos no Rio Grande do Sul, ao contrário do que vem acontecendo no cenário nacional – vide a aliança do pré-candidato à presidência, Lula, e Alckmin.
O senador Luis Carlos Heinze (PP) encontra-se com 7%; Pedro Ruas (PSOL), com 5%, e Roberto Argenta (PSC) com 2%. As intenções de votos brancos, nulos ou sem resposta somam 20%, e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O mesmo instituto divulgou levantamento para presidente também nesta quinta-feira, no estado do RS, e mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue liderando com 39%, mas ele caiu mais de 12% em relação aos seus eleitores de 2018. Já Luiz Inácio Lula da Silva fez o PT ter um crescimento vertiginoso e está com 30%.