O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, afirmou nesta sexta-feira (24), que tem certeza que a transição presidencial vai acontecer de acordo com a vontade do povo brasileiro. O ministro também falou sobre a superação “deste momento”, sem especificar qual momento se referia.
A declaração de Fux acontece dois dias depois da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, investigado por prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Nós somos brasileiros que gostamos de Deus, gostamos da adversidade, gostamos da lisura, gostamos da moralidade e temos a absoluta certeza que o Brasil passará por esse momento e outorgará a chefia da nação aquele que representar a vontade do nosso povo brasileiro” afirmou o ministro.
A fala ocorreu durante discurso na posse de Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro na Universidade Candido Mendes (UCAM) como reitora da Universidade Candido Mendes (UCAM). A cerimônia foi realizada no Teatro João Theotonio, no prédio da instituição, no Centro do Rio.
Fux ministrou uma aula magna sobre a análise econômica do direito e tratou de temas como a grande quantidade de processos tramitando no sistema judiciário e a eficácia de audiências de conciliação.
O ministro destacou ainda a importância da democracia para país e o papel do direito em sua defesa.
“Estamos em uma casa (UCAM) que abrigou inúmeros brasileiros e que é uma digna representante, assim como a minha Universidade do Estado da Guanabara (UEG), a antiga UEG, no velho casarão do Catete, uma casa da democracia. Essa democracia pela qual lutamos diuturnamente na academia e nos tribunais e que tem como fundamento básico a soberania popular, a cidadania, e porque não a rigidez moral das nossas instituições e do nosso Brasil”, declarou.