O ex-deputado Estácio Souto Maior (1913-1974), pai do ex-piloto Nelson Piquet, já trocou tiros na Câmara dos Deputados com Nelson Carneiro (MDB), seu colega de trabalho. O caso ocorreu em 8 de junho de 1967 por causa da presidência da União Interparlamentar.
No meio da discussão, Souto Maior acertou um tapa em Nelson. Poucas horas depois, quando Estácio conversava com o parlamentar Milton Reis (MDB), em frente à agência do Banco do Brasil, no hall da Casa, Carneiro bateu no ombro do seu rival e começou a gritar.
“Agora você vai me pagar aquele bofetão”, disse o deputado. Souto Maior se irritou e respondeu com racismo: “Sai pra lá, seu negro”. Foi neste momento que Carneiro pegou um revólver calibre 38 e atirou no seu colega de legislatura.
Souto Maior, que também tinha um revólver, caiu. Ele então atirou cinco vezes e errou todas, já que Nelson ficou atrás de uma pilastra.
Os dois foram julgados, mas acabaram sendo absolvidos. Só que o pai de Nelson Piquet seguiu como deputado apenas em 1969, já que foi cassado pelo AI-5 durante a ditadura militar.