Após mais de 6h30 de reunião, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) Eleitoral foi aprovada pela Comissão Especial, responsável por analisar o texto. O relator foi o deputado Danilo Forte (União-CE), e foram 36 votos favoráveis à emenda, contra um contrário, do deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), posto que o colegiado tem 38 membros titulares.
A oposição vinha realizando movimentos para atrasar a votação e colocá-la para depois das eleições de outubro, contudo, nem mesmo nenhum dos destaques ou outras emendas que poderiam modificar o texto foram aprovados.
Ainda nesta quinta-feira (7), a próxima etapa da votação deve ocorrer no plenário da Câmara, em dois turnos. Para ser levado adiante, pelo menos 305 dos 513 deputados devem apoiar o projeto, que amplia o pagamento do Auxílio Brasil, dobra o vale-gás e cria o “Pix Caminhoneiro”.
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) quer antecipar o mais rápido possível os pagamentos dos benefícios, que durarão até dezembro. A PEC é uma das estratégias do chefe do Executivo de conquistar o eleitorado e melhorar a imagem de sua campanha eleitoral.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link