O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lidera as intenções de voto na disputa pelo comando do governo do estado, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (08).
Com 44%, Zema está à frente do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que aparece com 26% na preferência dos eleitores mineiros. Entretanto, este percentual se altera quando os candidatos são associados ao apoio presidencial.
Quando o Kalil é associado ao ex-presidente Lula, ele sobe para 42% e o Zema cai para 26%. Os dois mantêm uma distância grande dos outros concorrentes.
Eles são seguidos por Carlos Viana (PL), com 2%; e Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB), Miguel Corrêa (PDT), Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL), que registraram 1%. O total de indecisos é de 15%. Somam 9% os brancos, nulos ou eleitores que não pretendem comparecer no dia da eleição.
A pesquisa foi realizada com 1.480 entrevistas, entre os dias 2 e 5 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ela está registrada na Justiça Eleitoral com os números MG-00322/2022 e BR-01319/2022.
Confira abaixo o comparativo realizado do cenário com ou sem apoio presidencial: