O ex-juiz, ex-ministro e ex-presidenciável Sergio Moro (União Brasil) concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo e afirmou que existe uma “tentação” para concorrer ao Senado pelo Paraná e que, se eleito, em caso da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro, tem o plano de se tornar líder da oposição. O político deve anunciar na próxima semana a decisão sobre qual cargo irá disputar.
“As perspectivas são boas para qualquer posição. A direção do União Brasil me deixou à vontade para fazer essa escolha. Recentemente saiu uma pesquisa para o Senado me colocando na liderança. Então é uma tentação eventualmente ir para o Senado”, disse.
O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi padrinho político de Moro e também tem seu nome citado na corrida para o Senado no Paraná. Em relação a eventuais atritos e divisão de votos, o ex-juiz afirmou que não vai se preocupar no momento.
“É só uma situação que tem que ser definida posteriormente porque nem está certo que eu vou ser candidato ao Senado nem está certo que o Alvaro Dias vai ser candidato à reeleição. Se essa situação se apresentar no futuro, aí sim que a gente vai se preocupar com isso”, declarou.
À mesma publicação, Moro falou sobre o cenário que se formaria caso ele seja eleito senador e Lula presidente. “Se eventualmente eu for para o Senado, o objetivo é me tornar um líder da oposição. Espero que isso não aconteça, mas, no caso de uma vitória do ex-presidente Lula, é natural que eu me coloque na oposição para liderar uma resistência necessária a políticas públicas indesejáveis em relação ao país e também ser uma voz no Congresso em favor da integridade e do combate à corrupção.”
Perguntado sobre um possível apoio a Bolsonaro em caso de segundo turno entre o atual chefe do governo e o petista, Moro disse que espera que nenhum dos dois chegue a essa fase. “A única hipótese que eu considero no momento é apoio Luciano Bivar como pré-candidato à Presidência da República pela União Brasil. Eu espero que nem Lula nem Bolsonaro cheguem ao segundo turno”, pontuou.