Lula dispara e abre 34 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no Nordeste, diz PoderData

Atualizado em 12 de julho de 2022 às 10:05
Lula e Bolsonaro
Foto por: Ricardo Stuckert – Clauber Cleber Caetano/PR

Segundo dados da nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta terça-feira (12/07), o ex-presidente Lula (PT) abriu 34 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores do Nordeste em caso de segundo turno entre os dois. Na pesquisa o petista aparece com 62% das intenções de voto, ante 28% do ex-capitão.

O levantamento ainda mostra Lula 20 pontos à frente do atual presidente na região Centro-Oeste do Brasil. Neste caso, o ex-presidente tem 54% da preferência dos eleitores, contra 34% que indicam voto em Bolsonaro. O ex-capitão, por sua vez, leva vantagem em apenas uma região do País, o Norte, onde aparece com 18 pontos percentuais a mais do que Lula. Nesses estados, Bolsonaro soma 55% das intenções de voto e superaria o ex-presidente, que tem 37%.

Há ainda, segundo o levantamento, duas regiões, Sul e Sudeste, em que Lula aparece numericamente à frente, mas em um empate técnico se considerada a margem de erro. No Sul, o petista tem 46% das intenções de voto, ante 38% de Bolsonaro. No Sudeste, os percentuais são de 45% e 42%.

Vale registrar que cada região tem uma margem de erro específica, que varia de acordo com o número de entrevistados. No Nordeste ela é de 3,5 pontos percentuais; no Centro-Oeste é de 6,9 pontos; no Norte, 6,5; no Sul, 4,7; e no Sudeste, 2,7 pontos percentuais.

Para chegar aos resultados do levantamento desta segunda-feira, a pesquisa ouviu 3 mil eleitores de todo o Brasil via telefone e seguindo critérios proporcionais em cada região. As entrevistas foram feitas entre os dias 3 e 5 de julho. A pesquisa, contratada pelo site Poder360, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06550/2022, a margem de erro do levantamento geral é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link